A Apple apresentou uma queixa contra a Samsung, onde argumenta que a empresa sul-coreana está a violar propriedade intelectual com os smartphones e tablets da linha Galaxy.Veja a reportagem completa abaixo!
Segundo a Apple, a Samsung está a violar patentes e marcas registadas em vários aspectos de smartphones como o Samsung Galaxy S e o Nexus S (este fabricado em parceria com o Google) e no tablet Galaxy Tab.
A multinacional americana aponta o dedo a questões que vão desde o formato e aparência dos aparelhos, até alguns aspectos da interface, como o reconhecimento de gestos (os aparelhos da linha Galaxy estão equipados com o sistema operativo Android, que é impulsionado pelo Google, usado por muitos fabricantes e que surgiu na sequência da chegada ao mercado do iPhone).
“Quanto do telefone Samsung Galaxy é usado em público, há poucas dúvidas de que, só com base no desenho, será visto como um produto da Apple”, alega o processo, que foi apresentado na sexta-feira.
A sul-coreana já reagiu à acusação, através de uma declaração oficial: "A Samsung responderá activamente a este processo instaurado através de medidas legais para proteger a nossa propriedade intelectual".
A Samsung e a Apple têm uma estreita relação de negócios. A fabricante sul-coreana é um dos principais fornecedores de componentes para o iPad e o iPhone (o que inclui o processador) e também fornece componentes para outros aparelhos da marca americana.
Uma quebra neste negócio deixaria a Samsung sem uma importante fonte de receitas. Mas a Apple também teria de encontrar novos fornecedores, numa altura em que não tem conseguido produzir um número suficiente de iPads 2 para responder à procura.
Em Março, a imprensa especializada noticiou que a Apple estava a ponderar contratar um fabricante taiwanês de processadores, para substituir, pelo menos em parte, a Samsung. Um dos motivos seria precisamente o facto de a sul-coreana ter produtos que concorrem directamente com os da Apple.
Em 2010, num ano em que o iPad praticamente não teve rivais, o Samsung Galaxy Tab foi dos poucos tablets que conseguiu desviar uma pequena parte da atenção dos consumidores. Este ano, a sul-coreana vai comercializar dois novos modelos, com preços quase iguais aos do iPad 2. As especificações dos modelos foram inclusivamente revista na sequência da apresentação do novo modelo do iPad.
É frequente as grandes empresas de tecnologia andarem envolvidas em complexas guerras de patentes. Muitas vezes, uma queixa deste género serve de retaliação em relação a outra queixa semelhante ou a uma decisão de negócio.
Fonte:Publico.com/Pt/tecnologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário