Desde dezembro passado a Apple liberou para os desenvolvedores a versão beta do aguardado iOS 5.1, mas desde então, as novidades descobertas são bem escassas. Será que ela pretende mudar tão pouca coisa assim nesta nova atualização? Pouco provável, pois a numeração indica mudanças importantes. Então, o que acontece?
Na verdade, o Blog do iPhone teve acesso a uma versão “pré-GM” (candidata à versão final) e pode constatar que há mais mudanças sendo preparadas do que aquelas mostradas nas atuais versões betas.
Uma delas é no acesso à câmera fotográfica do iPhone pela tela bloqueada do aparelho. Atualmente, para abrir o aplicativo Câmera sem precisar desbloquear o telefone, é preciso dar dois toques no botão Início para aparecer o botão correspondente à máquina fotográfica.Isso ainda é pouco prático e muita gente nem nota que esta funcionalidade existe.
Felizmente no iOS 5.1 a Apple irá alterar isto, deixando um ícone da câmera permanentemente ativo na tela bloqueada. Para tirar fotos, bastará deslizar o dedo no ícone para cima, fazendo aparecer a tela da Câmera. Confira a imagem:
É mais um passo no caminho de tornar o iOS mais intuitivo, utilizando gestos que substituam os botões.
Outro ponto que pudemos constatar foi a comprovação da inclusão do idioma japonês nas línguas suportadas pelo Siri, como já desconfiava. Infelizmente, pudemos ter certeza também que não será desta vez que teremos o suporte ao português.
O fato da Apple já estar testando uma versão pré-GM do sistema indica que a data de lançamento para o grande público deve estar próxima. Acredita-se que seja lançada junto com o futuro iPad, no inicio de março.
Recentemente se descobriu que usando determinados links no Safari do iOS (sistema que equipa o iPhone, iPod touch e iPad) era possível aceder diretamente à funções dos Ajustes do sistema, como Wi-Fi, Bluetooth, etc. Isso nos permitiu fazer práticos atalhos que muita gente gostou no país inteiro.
Se você foi um destes que apreciaram nossos atalhos, saiba que eles não irão funcionar mais quando for liberado para o público o iOS 5.1.
Não se sabe a razão e nem a lógica na qual a Apple não quer este tipo de facilidade, mas o fato é que eles não funcionam no atual beta do iOS 5.1.
O que todos gostaríamos de acreditar é que ela está fazendo isso porque planeja em breve propor uma alternativa própria para isso, de forma fácil e intuitiva. Só assim isso tudo teria algum sentido, pois pelo contrário, o usuário só sai perdendo.
Desde que o iPhone 4S foi lançado, uma estranha característica foi notada por quem o usava: ele não possuia a opção de desligar o 3G como acontece em outros modelos do iPhone. Mas este “lapso” parece que será consertado no futuro iOS 5.1, trazendo de volta a opção para os usuários do 4S.
Fonte: Blog Do iPhone
Nenhum comentário:
Postar um comentário