sábado, 13 de outubro de 2012

A "historia" de Rebelde...


Uma trajetória melancólica: assim pode ser definida a estrada percorrida por 'Rebelde', novelinha da Record que chega ao fim hoje (12), Dia das Crianças, com uma missão inicial, em março de 2011, que foi cumprida parcialmente pelo 'folheteen', mas sucedida por um desempenho que fez a emissora antecipar seu último capítulo, para não deixar a atração sangrar ainda mais do que já vinha sangrando.
Em sua primeira temporada, 'Rebelde' trouxe para a Record médias satisfatórias de audiência, em São Paulo marcando 11-12 pontos, segundo o Ibope, e, em outras cidades, índices ainda melhores, como 14, no Rio de Janeiro, 15 em Brasília e 23, em Belém. De certa forma, a emissora via ali seu plano começando a funcionar, com uma história jovem rejuvenescendo o telespectador do canal e elevando os números.
Elenco de 'Rebelde': novelinha chega ao fim com Ibope, no mínimo, decadente...
Elenco de 'Rebelde': novelinha chega ao fim com Ibope, no mínimo, decadente...
Mas, em março deste ano, com a chegada da segunda temporada da novela, os ventos não sopraram de modo tão suave para a Record. Na Globo, estreava a novela que paralisou o Brasil durante todo o ano, também conhecida como 'Avenida Brasil', que enfrentou diretamente, por um certo período, os capítulos de 'Rebelde', sem tomar conhecimento, claro, da concorrência juvenil. E, no SBT, em maio, Silvio Santos deu sua cartada de mestre em 2012, com a chegada do remake de 'Carrossel', que viria a ser a grande audiência de sua emissora de lá para cá, chegando a quase 20 pontos de audiência e complicando ainda mais a vida de 'Rebelde', que, dos 11 pontos usuais, chegou a marcar média de 6, depois 4, em nas duas últimas semanas antes de sua 'morte', registrou média de até 3 pontos.
Um gráfico de curva descendente, que foi transformando uma arma, a princípio eficaz, em dor de cabeça, obrigando a Record a fazer alterações grotescas em sua programação, como o cancelamento de uma nova temporada em 2013, sucedida pela antecipação do fim da segunda temporada para novembro e, por fim, o agendamento do último capítulo para o dia 12 de outubro. Um estado vegetativo, cuja interrupção foi reajustada pela emissora, que decidiu desligar os aparelhos de um doente que mal estava respirando. Que descanse em paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário